Pesquisar neste blogue

Tutorial de instalação do FSX 2015


Este Tutorial tem como principal função guiar alguém na instalação e primeiros passos do Microsoft Flight Simulador X, um dos mais populares simuladores de voo. A estrutura deste tutorial foi feita a pensar numa instalação de raiz, e os passos devem ser seguidos pela ordem indicada para evitar problemas. Antes de instalar o FSX e respectivos addons aqui indicados convém ter pelo menos 60 gb de espaço livre em disco.
Tabela de conteúdos

1. Instalação do simulador
   1.1. FSX Standard / FSX Deluxe 

2. Primeiros addons a instalar
   2.1. FSGlobal 2010
   2.2. Ultimate Terrain X
   2.3. Cloud9 Xclass / sceneryTech
   2.4. Ground Environment X
   2.5. Real Environment Xtreme
   2.6. Aeroportos específicos

3. Desfragmentação do disco rígido
4. Otimização do ficheiro fsx.cfg

5. Addons opcionais para maior realismo
   6. My Traffic X
   7.FS Passengers X
1. Instalação do simulador
Antes da instalação propriamente dita, convém saber qual é a edição do FSX que se está a utilizar, pois há várias, e consoante a edição que se tenha, a instalação do simulador pode requerer mais ou menos passos. As existentes são estas:

• Flight Simulator X Deluxe

1.1. FSX Standard / FSX Deluxe

As versões Standard e Deluxe foram lançadas ao mesmo tempo, em 2006, sendo que as diferenças entre elas assentam no conteúdo. A versão Deluxe possui mais aviões, mais missões, mais aeroportos, mais cidades, alguns aviões equipados com o GPS Garmin G1000, e oferece ainda a possibilidade de o jogador atuar como controlador aéreo em modo multiplayer. Caso se esteja a instalar alguma destas versões, é necessário instalar de seguida o Service Pack 1 e o Service Pack 2, por esta ordem, para corrigir bugs e melhorar o desempenho do simulador. Após a instalação do FSX (qualquer versão), basta iniciar o simulador uma vez para o activar. De seguida deve-se desligar para começar a instalar addons. Seguem abaixo links para download de cada Service Pack.



2. Primeiros addons a instalar
Tendo em conta que o FSX foi lançado no final de 2006, é natural que passados todos estes anos existam melhorias a fazer, melhorias essas que estão a cargo dos addons. Seja por causa do grafismo já algo datado, ou pelo facto de novos aeroportos terem surgido e outros terem desaparecido, a verdade é que para atingir um maior nível de realismo e de diversão se recomenda a instalação dos seguintes addons para melhorar e muito o grafismo e o terreno do simulador. De preferência devem-se instalar pela ordem aqui indicada para evitar problemas de compatibilidade. Atenção que estes addons não são os únicos nas suas funcionalidades, existem outros, mas estes reúnem o maior consenso por parte da comunidade, pelo que são esses que se recomendam.
Antes da instalação destes addons recomenda-se a leitura do seguinte tópico para compreender melhor a forma como o FSX gere e cria todo o terreno: http://www.ptsims.net/forum/index.php?topic=7796.msg144772#msg144772

2.1. FSGlobal 2010

O FSGlobal 2010 é um pacote de 25 GB que melhora drasticamente todo o modelo 3D do terreno do FSX (mesh). Apesar de não ser necessário em zonas planas, a diferença é abismal em zonas de montanhas e colinas, mesmo que a elevação destas seja mínima. Este é um addon que cobre o mundo inteiro, daí o seu tamanho.


2.2. Ultimate Terrain X (UTX)
A função do Ultimate Terrain X é a de criar um mundo mais realista em termos de localização de rios, estradas, montanhas, zonas costeiras, cidades, linhas ferroviárias, etc. Neste aspeto o FSX default não é muito detalhado, pelo que um pacote deste género aumenta e muito o realismo sobre os locais por onde voamos. Neste momento existem quatro pacotes disponíveis que cobrem diferentes partes do mundo. Podem-se instalar todos os pacotes sem problemas de compatibilidade entre uns e outros, mas também se pode optar por instalar apenas um ou outro consoante as zonas onde se voa mais. Recomenda-se a instalação dos últimos patches de cada pacote para corrigir bugs. Os quatro disponíveis cobrem as seguintes áreas:
• Alasca (Ultimate Alaska X)
• Canadá (UTX Canada)
• Estados Unidos da América (UTX USA)
• Europa (UTX Europe)


2.3. Cloud9 Xclass / sceneryTech

Estes addons referem-se à landclass do simulador. Landclass é o que indica ao simulador onde aplicar as texturas, para que o deserto seja deserto, a floresta seja floresta, e por aí fora. Existem vários addons generalistas que tratam disto, mas infelizmente não há nenhum perfeito ou que cubra o mundo todo. Para umas zonas um pode funcionar muito bem, mas para outras já pode não ser tão bom. Dos vários addons que existem para esta função, recomendam-se os da sceneryTech e os da Cloud9.

A sceneryTech oferece neste momento os seguintes pacotes

• África (Africa)
• América do Norte (North America)
• América do Sul (South America)
• Ásia (Asia)
• Europa (Europe)
• Índico-Pacífico (Indo-Pacific)



A Cloud9, pelo seu lado, tem os seguintes pacotes de landclass:

• América do Sul (XClass South America)
• Austrália (XClass Australia)
• Canadá (XClass Canada)
• Estados Unidos da América (XClass USA)
• Europa (XClass Europe)



2.4. Ground Environment X (GEX)

O Ground Environment X é um conjunto de pacotes que melhoram significativamente as texturas utilizadas para cobrir o globo. Além de serem muito mais detalhadas e com mais resolução, são muito mais variadas do que as default do FSX. Tal como acontece com o UTX, estão disponíveis quatro pacotes que cobrem diferentes áreas do mundo: 

• África e Médio Oriente (GEX Africa and the Middle-East)
• América do Norte (GEX North America)
• Atlântico e Trópicos do Pacífico (GEX Atlantic and Pacific Tropics)
• Europa (GEX Europe)
Link do produto: http://gex.flight1.net/

2.5. Real Environment Xtreme 2.0 (REX)

O Real Environment Xtreme é um conjunto de texturas de alta resolução que tornam todo o mundo do FSX muito mais realista e agradável ao olhar. As texturas incluem nuvens mais detalhadas e realistas, um novo sistema de iluminação, melhores texturas para o céu, água, e aeroportos (pistas, taxiways, etc.), entre outras melhorias gráficas. Está também incluído um sistema de meteorologia muito superior ao do FSX. Após a instalação do REX recomenda-se a instalação do REX OverDrive, um conjunto extra de texturas em alta resolução para o REX.


2.6. Aeroportos específicos

Tendo em conta o número de aeroportos presentes no FSX, o tratamento que cada um deles levou não é exaustivo, pois isso levaria anos a concluir e seria muito pesado para o simulador. Como tal, muitos aeroportos menos importantes utilizam edifícios e texturas genéricas. No entanto, ao longo do tempo foram criados aeroportos extremamente detalhados para o FSX que substituem os antigos. Estes aeroportos são muito mais fiéis aos aeroportos reais, e como tal também pesam mais no simulador. Pode-se instalar quantos se quiser, mas convém ter em conta que mais espaço será utilizado em disco. Como cada utilizador é que sabe o que quer ter no seu simulador, não se recomendam aqui aeroportos específicos, mas antes companhias que fazem excelentes aeroportos, nomeadamente: Aerosoft, TropicalSim, FlyTampa, e FTX (existem outras). Atenção que só se devem instalar aeroportos específicos após se terem instalado todos os addons anteriores relativos ao terreno. Isto porque os addons já listados são generalistas, ao passo que estes aeroportos são extremamente específicos e cobrem apenas uma zona. Caso se instale um aeroporto específico antes de instalar o terreno generalista, o que pode acontecer é haver uma sobreposição do generalista ao específico, ou então, em pior caso, um aeroporto completamente deformado.

Tendo em conta que a maior parte dos utilizadores vai provavelmente voar em Portugal, indicam-se de seguida os melhores aeroportos para o nosso país. Neste momento existe uma cobertura muito boa dos três grandes aeroportos do continente e dos dois aeroportos da Região Autónoma da Madeira. Estão apenas em falta alguns dos aeroportos da Região Autónoma dos Açores, mas não deve demorar muito até que todo o arquipélago esteja completo. Neste momento existem os seguintes aeroportos para Portugal:

• Aerosoft Faro X (LPFR)
• Aerosoft Madeira X (LPMA e LPPS)
• Aerosoft Mega Airport Lisbon X (LPPT)
• TropicalSim Azores #1 (LPCR, LPPI, LPAZ)
• TropicalSim Francisco Sá Carneiro (LPPR)
• TropicalSim Ponta Delgada (LPPD)

3. Desfragmentação do disco rígido

Tendo em conta que o simulador e os addons indicados ocupam bastante espaço em disco, deve-se utilizar, logo após a instalação de tudo isto, um bom desfragmentador de disco para evitar ficheiros soltos que causam lentidão do sistema e do próprio FSX. De preferência deve-se utilizar um desfragmentador que permita colocar toda a pasta do FSX na zona de acesso rápido do disco. Os utilizadores de Solid State Drives podem ignorar este passo. Sugestões de bons desfragmentadores:
• Auslogics Disk Defrag (freeware) - 


4. Otimização do ficheiro fsx.cfg

Tendo em conta a relativamente fraca otimização feita pela Microsoft, torna-se necessário desde logo otimizar o ficheiro fsx.cfg, que é o ficheiro onde estão todas as configurações necessárias para que o simulador corra bem. Apesar de existirem centenas e talvez milhares de modificações possíveis de fazer neste ficheiro, para tal é preciso um bom conhecimento de como o FSX funciona, não só para fazer as afinações certas para o nosso PC, como também para evitar estragar alguma coisa. Por isso, neste FAQ/Tutorial apenas se incluí um "afinador automático", que vai fazer o trabalho por nós. Antes de fazer qualquer alteração no ficheiro deve-se fazer um backup deste. Para aceder ao "afinador automático" basta visitar este website: http://www.venetubo.com/fsx.html

Para que o ficheiro fsx.cfg seja automaticamente afinado é preciso fazer o upload dele. Este ficheiro encontra-se numa pasta oculta do sistema, mas basta colar, na barra de endereço do Windows, o seguinte para lhe aceder (Windows 7): %AppData%\Microsoft\FSX\fsx.cfg

Localização do ficheiro no Windows XP: C:\Documents and Settings\NOME DE UTILIZADOR\Application Data\Microsoft\FSX\fsx.CFG
Localização do ficheiro no Windows 7: C:\Users\NOME DE UTILIZADOR\AppData\Roaming\Microsoft\FSX\fsx.CFG

Após indicar no site que tipo de hardware se tem (tipo de CPU, gráfica, etc.), é preciso selecionar a opção Normal em Optimization preferences, e depois clicar em Click here to begin! (fundo da página). De seguida é-nos devolvido o ficheiro já editado, assim como uma indicação das alterações feitas. Basta agora colocar esse ficheiro na pasta de onde foi retirado para que o FSX fique mais otimizado. Após estes passos já se pode entrar no simulador à vontade para começar a ajustar o grafismo, os controlos, o som, e outras definições. Para mais informações sobre o que faz cada opção das opções, basta passar no seguinte tópico.

Para quem quiser aprofundar mais este assunto pode passar no seguinte tópico, que contêm informação mais detalhada sobre as modificações que se podem fazer neste ficheiro para um melhor desempenho:

5. Addons opcionais para maior realismo

A seguinte lista de addons é totalmente opcional, mas recomendada para obter um maior realismo ao nível de novos aviões e helicópteros, sons ambiente, ATC (Air Traffic Control), simulação de passageiros a bordo, aviões da IA, etc. Não existe qualquer ordem específica de instalação, a ordem aqui colocada serve apenas para uma navegação mais fácil.

6. MyTraffic X

Este addon é recomendado sobretudo para quem voa maioritariamente em modo offline. O que este addon faz é remover os aviões default utilizados pela IA que, além de serem extremamente pesados para o simulador, são também muito limitados (em termos de modelos e pinturas). Após remover os aviões default, o MyTraffic X adiciona um conjunto muito mais diversificado de aviões que possuem pinturas de companhias aéreas reais. Além de serem mais leves no simulador, pois possuem um detalhe gráfico mais baixo, estes aviões efetuam rotas mais atuais e completas do que o FSX default, pelo que a maior parte dos aeroportos e aeródromos por todo o mundo serão muito mais "vivos", e veremos as companhias certas nos locais certos. Por exemplo, não faz sentido ver aviões da Hawaiian Airlines em Portugal, pois estes aviões não voam para cá, como também não faz sentido ver aviões da TAP na Austrália. Ao contrário do que se possa pensar, o MyTraffic X não adiciona apenas rotas comerciais, mas também rotas para aviões militares, para aviação no geral (vulgo "avionetas"), rotas para aviões de carga, etc. No total são disponibilizados 201 modelos de aviões em 5148 pinturas diferentes, 5 milhões e 700 mil voos por semana, atividade realista em 8262 aeroportos e cerca de 24 novos aeroportos na China, Índia, Espanha e Rússia.


7. FS Passengers X

O FS Passengers X é uma aplicação que simula a presença de passageiros a bordo de forma bastante realista, além de adicionar hospedeiras de bordo (em certos aviões), e adicionar um co-piloto que nos informa de várias coisas ao longo do voo (passagem dos 10000 pés, altitude de transição, velocidades, etc.). Com o FS Passengers é possível também simular a gestão de uma companhia aérea ao comprar, reparar e vender aviões, definir os custos da comida a bordo, ter logs detalhados dos voos e dos custos/ganhos envolvidos, etc. Além destas funções, este addon altera ainda a forma como o simulador funciona, permitindo coisas como, por exemplo, amaragens (aterragem de emergência na água), ou aterrar sem trem de aterragem. O FS Passengers também simula avarias de vários tipos, mais realistas que as do FSX default porque acontecem consoante vários fatores (idade e manutenção do avião, ações do piloto, etc.). Por fim, o realismo dos voos aumenta drasticamente com este programa porque as ações do piloto têm consequências diretas no avião e na satisfação dos passageiros, incluindo até penalizações por não efetuar os procedimentos corretos (luzes, velocidades, etc.). Em caso extremo, a morte do piloto ou de passageiros num acidente pode acontecer. Para quem não gosta da parte da gestão, pode criar uma companhia com o modo económico desligado, o que deixa apenas a parte do voo (não é necessário vender, comprar ou reparar aviões neste modo).

Sem comentários:

Enviar um comentário