Pesquisar neste blogue

P3d-Alguma dicas básicas


1- Não são necessários tweaks no p3d.cfg (como eram no FSX com affinity masks, highmemfix, etc). Ele já inclui esses tweaks. É só abrir e voar.

2- Também ao contrário do FSX, onde se usava FPS limitados (normalmente em 30 com o NI) no P3D o recomendado é usar em Unlimited (e sem Nvidia Inspector) pois melhora o desempenho e dá menos stutters.

3- Não é necessário usar o Nvidia Inspector. É até recomendado não usar, pois diminui o desempenho. Para melhorar o anti-aliasing e o "shimmering" (texturas tremendo) deve ser usado o méteodo do Downsampling ou o método do DSR. As resoluções maiores usadas com esses métodos irão melhorar muito o AA, tanto nos cenários como nos painéis dos aviões. No meu caso uso o Downsampling pois aqui o DSR diminui bastante os FPS. Como todos os sistemas são diferentes, vale a pena tentar os dois métodos e ver qual funciona melhor para cada usuário.

4- Um dos grandes "comedores" de FPS no P3D é o tráfego de carros. Numa cidade grande, passar o tráfego de 0% apenas para 5% pode tirar logo 10 FPS. Se aumentar mais pior ainda. Aqui uso em 5%.
O tráfego AI também pesa bastante. O autogen parece não pesar tanto como no FSX.
As sombras das nuvens foram optimizadas, pesavam muito mas agora estão bem mais leves, aqui uso no máximo.
Não recomendo usar sombras de terreno (que ainda têm alguns problemas) nem sombra das árvores, que também pesa um pouco.

5- O ENB Series não funciona no P3D, e nem é necessário pois o P3D já tem o HDR, que faz praticamente o mesmo efeito mas que não pode ser editado. Pode ser usado o SweetFX, que pode causar lentidão no acesso aos menus do simulador. Nesse caso, ele deve ser desactivado antes de aceder ao menu e depois activado de novo.
Usuários com o Windows 7 que tenham um crash ao tentar usar o SweetFX devem verificar se têm instalado o update do Windows KB2670838 e desinstalá-lo.

6- Para instalar cenários ou aeronaves que ainda não tenham instalador para P3D (o ideal é mesmo só instalar addons feitos para o P3D) pode ser usado o payware Estonia Migration Tool ou o freeware Russian Migration Tool.

7- Para resolver problemas com taxiways que não aparecem, veja este tópico.

8- A maioria dos cenários da Aerosoft feitos para o FSX têm problemas com as luzes da pista no P3D. A Aerosoft já disse que não vai lançar updates para todos esses cenários e espera que a LM resolva. A LM já disse que não vai resolver porque não vai compatibilizar o P3D com métodos antigos de fazer cenários e portanto o problema não será resolvido. O único jeito é os próprios usuários tentarem resolver (como já fiz aqui com o de Faro) deletando o arquivo runwaylights.bgl na pasta scenery do cenário e fazendo as luzes de novo no ADE. Alguns cenários podem ser bastante difíceis ou até impossíveis de corrigir. O da Madeira tenho tentado mas ainda não consegui.
O site Simmershome.de disponibilizou correções para alguns, mas no da Madeira eles desativaram por completo o fotoreal e ainda ficou com bastantes erros.

9- Para melhorar a qualidade da água do P3D, deve-se usar o Water Detail em Ultra, o Tesselation também em Ultra e o Mesh Resolution pelo menos em 2m. Só com essas configurações poderá ver ondas grandes quando o vento está forte.
As atuais texturas de água do REX 4 diminuem a qualidade da água, o Tim Fuchs já disse que muito em breve lançarão um texture update que vai melhorar muito a água. Até lá não recomendo usar as texturas de água do REX, que causam alguns problemas como a água ficar parecendo um espelho de um dos lados do aeronave devido ao reflexo do Sol enquanto do outro lado está normal. Na minha opinião água default é melhor do que com as texturas atuais do REX 4.

10- Ainda não vantagem em usar SLI no P3D, tal como não havia no FSX. Quem tem duas placas de vídeo há muito espera que a Nvidia resolva esse problema, mas até agora nada. 

Site:http://www.voovirtual.com/t36217-p3d-alguma-dicas-basicas

3 comentários:

  1. Valeu pelas dicas. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Ótima dica. Fiquei mais motivado em instalar o P3P.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Estou com um problema, meu P3D rodava certinho no Win10, do nada passou a ficar sendo executado em segundo plano, alguém tem uma ideia de como resolver? Abraços e Agradecido!

    ResponderEliminar